Contato: (55 11) 5181-2233 [email protected]
Migração para Cloud – Faça você mesmo


Para os clientes com aplicações client/server em ambiente de servidores próprios, chamados também de On Premisse, a migração para um ambiente em nuvem pode parecer algo desafiador, mas na verdade com o GO GLOBAL, não é.


1. Escolha um provedor na nuvem

Normalmente, dentro de um ambiente On Premisse, as aplicações eram executadas localmente nas estações, acessando o Banco de Dados através de uma rede local, ou se fossem usuários de filiais ou remotos, via uma VPN. A tarefa de manter os aplicativos atualizados e configurados em todas as estações é uma tarefa bastante importante e trabalhosa, como bem sabem os administradores de rede e do ambiente On Premisse. Principalmente quando uma troca de equipamento de usuário precisa ser feita.
Ao tomar a decisão de ir para a Cloud, a primeira providência é encontrar o seu provedor de cloud de confiança, pode ser qualquer um desde os mais conhecidos como AWS, AZURE, ORACLE, GOOGLE, ou qualquer outro de sua preferência e escolha. Deverá fazer uma análise da configuração dos servidores necessários e contratar os recursos do seu provedor, assumindo a admiração destes recursos.


2. Instale o GO-Global no seu servidor virtual

A primeira ação será instalar o GO GLOBAL nos servidores onde irão executar as aplicações, chamado de GO GLOBAL HOST. Se o ambiente exigir mais do que um servidor para suportar todos os usuários e aplicações, deverá também implantar o Relay Server que é o balanceador de carga do GO GLOBAL.


3. Migre o banco de dados para nuvem

Na migração para Cloud, a tarefa mais trabalhosa é mover o banco de dados para a nuvem, ter certeza que quando ativar o ambiente na nuvem ele esteja atualizado até a última transação.
Com o novo ambiente em cloud, uma única instalação dos aplicativos deverá ser feita no servidor HOST GO-Global. A aplicação deverá ser instalada e configurada para executar no servidor, da mesma forma como ela funcionaria numa estação.


4. Escolha as aplicações a serem publicadas

Depois de configurada e testada a aplicação no servidor, certificando-se que ela funciona perfeitamente, ela deverá ser publicada pelo GO GLOBAL MANAGER no respectivo servidor host. Feito isto, ela estará disponível para ser executada remotamente pelas usuários nas estações.
Nas estações, deverá ser instalado uma versão cliente do GO GLOBAL chamada de GO GLOBAL APPLICATION CONTROLER. Este software depois de instalado e configurado para acessar o servidor GO GLOBAL HOST, ao ser executado abrirá uma janela de aplicações publicadas, chamada de PROGRAM WINDOW onde serão exibidos todos os programas ao qual o usuário tem direito de execução.


5. Defina as políticas de acesso e segurança

O GO GLOBAL é integrado ao Windows Active Directory, ao executar o APPLICATION CONTROLER, a primeira ação será efetuar o login com seu respectivo usuário. Ao fazer isto, o APPLICATION PUBLISHING SERVICE do GO-Global abrirá uma sessão exclusiva no servidor host e identificará as permissões do usuário, e de acordo com as permissões dele, exibirá todas as aplicações às quais ele tem direito de execução.
Depois da PROGRAM WINDOW aberta, ele poderá selecionar entre os aplicativos listados e clicar sobre eles para executá-los. Uma forma de fazer o acesso, é através do browser, através da URL do servidor GO GLOBAL HOST. Neste caso, ao invés de usar o aplicativo APPLICATION CONTROLER, ele fará o login via browser, e a PROGRAM WINDOW abrirá da mesma forma e o procedimento será o mesmo.


6. Gerencie

A partir deste momento haverá uma grande simplificação para os administradores de sistema da empresa, eles precisarão fazer a manutenção e troca de versão de seus aplicativos empresariais num único lugar, o servidor GO GLOBAL na nuvem.
Como descrito acima, é uma tarefa que poderá ser executada pelos próprios administradores de sistemas da organização. Salvo sua preferência, não há necessidade da contratação de consultores, e muito menos empresas que vendam façam todo o trabalho e que acabam terceirizando e encarecendo a sua decisão de ir para a nuvem.


Fica demonstrado assim que com o GO GLOBAL, o FAÇA VOCÊ MESMO é uma opção viável, econômica e muito rápida.

Estamos ao seu dispor para apoiá-los neste processo.

topo


Centric System Brazil Softwares Ltda
Rua Alexandre Dumas, 1268, Conj. 135/136 - Chácara Santo Antônio
São Paulo - SP Brasil - CEP 04717-003
(+55 11) 5181-2233 | http://www.centric.com.br
[email protected]